Meu cachorro pula em cima de mim! O que fazer?

adestramento de cães rjVamos primeiro entender porque o cão pula em cima das pessoas.

Esse comportamento é instintivo. Os lobos quando vão caçar deixam os filhotes na toca.

A matilha caça, comem a presa e quando retornam, os filhotes sentem o cheiro de sangue no focinho dos adultos e pulam para lambê-los.

Os lobos regurgitam [vomitam] parte da caça que ingeriram, para alimentar os pimpolhos e assim, os filhotes crescem aprendendo que na hora que a matilha chega da caçada, se eles pulam e lambem o focinho dos que chegam, terão a recompensa que é a comida.

Assim quando a família volta da “caçada” eles pulam e lambem instintivamente os donos.

Claro que isso também quer dizer que ele está muito feliz ao te ver, mas esse comportamento com o tempo vai se tornar incômodo para a família e visitas, principalmente se o cão for grande.

Quando o cão é ainda um filhote, o dono não se importa muito e até se sente recompensado e satisfeito, afinal seu cãozinho está demonstrando que sentiu saudade e que está muito feliz com seu retorno. Então o dono faz festa, brinca, dá petiscos, faz carinho, certo?

Mas se lembrarmos que o cão aprende por associação e repetição, quando você dá carinho para seu cão no momento que ele pula, vc está deixando ele pensar que “tudo bem, pode pular que vc receberá carinho.”  Assim seu cão irá crescer achando que todo mundo aprova aquele comportamento e irá repetir sempre  o mesmo ritual.

Sei que você pensa: “Ah, coitado… ficou o dia sozinho e agora está com saudade”… Mas além de você estimular esse comportamento, estará alimentando a ansiedade dele.

Nesses casos o que se deve fazer é desde filhote não permitir essa “pulação desvairada”.

Toda vez que seu cão pular em cima de você ou das visitas, ignore completamente.

Chegue em casa e não dê atenção ao seu cachorro até que ele esteja calmo.

É nesse momento que o carinho deve ser dado! No momento que o cão está mais tranqüilo.

Toda vez que ele não pular, abaixe e agrade-o.

Assim ele entenderá que o comportamento ansioso afasta e o estado mental calmo é o que causa a aprovação e aproximação do seu tão amado dono.

Sim,sim… sei que é complicado ignorar aquela bola de pelos pulando como pipoca quase tendo um troço só porque voltamos para casa. Mas pense: Nunca deixe seu filhote fazer algo agora que ele não poderá fazer futuramente. Seguindo essa dica, garanto que evitará arranhões no seu corpo e terá um cão muito mais feliz, somente porque você ensinou a ele o que é ficar calmo e tranqüilo.

Compartilhar/Favoritos

28 respostas a Meu cachorro pula em cima de mim! O que fazer?

  • Elaine Natal disse:

    Ignore completamente o filhote qd vcs chegarem (visitas tb).
    Só fale com ela quando ele estiver beeeeeem calma.
    Se ela começar a pular, igonore de novo ;)
    Abç
    Elaine

  • cristina disse:

    Minha cachorrinha tem 4 meses ela fica fora de casa quando eu vou a escola eu ela chega pulando e suja toda a minha roupa quando a gente fala ñ! ela ñ liga e pula direto e se a gente ñ ligar ela fica quieta bem depois e quando a gente da carinho de volta quando ela para a volta a pular , ela já estragou meus chinelos e das minha irmãs. O que eu faço ??

  • Elaine Natal disse:

    Ola João Paulo,
    converse com o adestrador que está lhe atendendo. Seria anti ético eu dar alguma opinião quando já tem outro profissional dando atendimento.
    Abç!
    Elaine

  • joao paulo disse:

    ola eu tenho um labrador e o danado ta com 8 meses ja estou adestrando ele o meu problema nao é ele pular em mim mas sim a mureta q separa o quintal da area de casa e ele aprendeu a pular essa mureta sei q nao tem a ver com o assunto q esta aqui na enquete é que nao acho uma soluçao para esse problema e preciso de ajuda se puder me ajudar ficarei grato como possso fazer com que ele nao pule essa mureta desde ja grato valeu..

  • Elaine Natal disse:

    Ola Nata,
    Vc conseguiu seguir as dicas aqui do blog? Passo a passo?
    Não dar atenção quando chega é um fator principal para corrigir esse problemas, não só vc, mas TODOS que chegaram, inclusive visitas.
    Caso mesmo assim ainda tenha dificuldade, procure um profissional da sua região para que ele possa avaliar o caso pessoalmente e te orientar.
    Abç
    Elaine

  • nata disse:

    o meu cachorro fica pulando e não me obedeçe me ajude

  • Elaine Natal disse:

    Ola Priscila,
    Muito obrigada pelos elogios!
    É um grande prazer poder contribuir com esclarecimentos para a educação dos peludos.
    Bjo grande
    Elaine

  • Priscilla disse:

    Ola elaine, so quero lhe dar parabens pelo seu trabalho!! suas respostas sao otimas!.embora a minha cachorra nao me pertube em nada, ela e muito apegada comigo, e adoro!
    Bjs

  • Elaine Natal disse:

    Ola Manoela,

    Vc mesma já deu a resposta: Ela fica presa e por isso não aprende a se comportar.
    Evitar o problema não resolve, o que vc tem que fazer é contratar um profissional para orientar e SEMPRE levar ela na rua para caminhadas.

    Forte abç
    Elaine Natal

  • ola elaine tenho a jolie uma labrador a gente nao solta muito ela pq ela só pula e morde e para lavar o canil é muito dificil como poço fazer para ela se acalmar um pouco .Ela tem um ano e dois meses

  • Elaine Natal disse:

    Ola,

    aconselho a procurar um profissional que atenda sua região.
    Por email é complicado explicar direito.
    Forte abç!
    ELaine

  • ROSE disse:

    OLÁ ESTOU DESESPERADA,TENHO UM CACHORRO NAO SEI BEM AO CERTO A RAÇA DELE,ELE FOI CRIADO DESDE BB POR MIM,EU PEGUEI ELE MUITO NOVINHO DAVA LEITE NA SERINGA,ELE NAO PODE ME VER Q FICA LOUCO TODAS AS VEZES QUE CHEGO EM KSA,SO QUE ELE FOI CRIADO DENTRO DE CASA,MAIS AGORA ARRUMEI UMA PESSOA E FUI MORAR COM ELE,NA CASA DELE TE ESPAÇO PARA O ZEUS,MAIS ELE ESTA APERRIANDO DEMAIS NINGUEM DORMI A NOITE EU SAIU PARA TRABALHAR QUANDO ELE ESTA EM KSA NAO AGUENTA O CACHORRO,E REALMENTE ELE ESTA DEMAIS,NEM EU ESTOU AGUENTANTO MAIS ELE,NAO QUERIA DAR ELE,MAIS NAO VEJO OUTRA MANEIRA,ELE TEM 1 ANO E 4 MESES,E EU ESTOU COMEÇANDO A ME DESINTENDER COM MEU MARIDO,ELE NAO QUER ELE EM KSA,ATE OS VIZINHOS JA ESTAO RECLAMANDO DOS LATIDOS DE MADRUGADA,ELE NUNCA QUIZ ANIMAL DENTRO DE CASA,O QUE DEVO FAZER,TENHO QUE RESOLVER ESSE PROBLEMA,AUARDO COM URGÊNCIA ESTOU DESESPERADAAAA !!!ME RESPONDE COM URGENCIA POR FAVOR.

  • Elaine Natal disse:

    Ola
    Vc já usou as dicas do nosso blog?
    Quando entrar no canil, vc tem que pedir para ela se afastar e dar espaço para vc circular e fazer o que precisa.
    Caso não tenha tido sucesso, procure um profissional. Tenho certeza que ele irá te orientar da melhor forma possível!
    Forte Abç
    Elaine Natal

  • manoela petersa disse:

    tenho a jolie uma cadela pastor alemao com a mistura de labrador . Sempre que eu vou lavar o canil dela ela passa a hora toda pulando e me sujando toda ela tem 7 meses o que faço por favor me respoonda. bj

  • Elaine Natal disse:

    Ola
    O principal é vc não dar atenção ao cão quando chegar em casa. Se fizer isso ele entenderá que toda vez que pular ganhará carinho, portanto repetirá toda vez.
    Só fale com ele quando ele estiver completamente calmo, assim ele entenderá que para ter seu carinho terá que ficar calmo e tranquilo.
    A técnica do spray funciona muito bem, porém tem que ser usada da forma correta. Caso não esteja funcionando, procure um profissional da sua região para lhe auxiliar.
    Forte abç
    Elaine Natal

  • daniel disse:

    te nho um akita que eu resgatei das ruas, ele é
    grande e forte e tem o costume de pular e morder quando nos aproximamos dele…ele nao é agressivo mas é grande e pode machucar com esta brincadeira errada e isto acontece sempre….quando chegamos e até mesmo quando estamos interagindo com ele….oq faço para tirar este habito dele….!!! tenho um amigo que trabalha no canil da força aerea e ele me recomendou a tecnica do desodorante mas nao sei se estou fazendo certo….

  • Elaine Natal disse:

    Olá Adriana,
    Provavelmente ele faz isso na janela para “expulsar” as pesssoas do território dele e como não é corrigido, acha que isso é o certo a fazer para proteger a matilha. Na rua tudo depende de como vcs o conduzem.
    Precisam controlar a ansiedade dele desde a hora de colocar a guia, na hora de passar na porta, etc.
    Sugiro que procurem um comportamentalista pra ajudar de uma forma mais efetiva, pois precisará identificar a causa.
    Forte Abç
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Olá Kenia,
    A primeira coisa a fazer é não dar atenção a ele quando vcs chegarem ou saírem, tanto a familia quanto as visitas. Mesmo uma bronca para o cão é melhor do que nada, portanto ignore-o totalmente. Só fale com ele qd ele estiver calmo.
    Quanto a medicação o mais aconselhável é procurar o veterinario que é a pessoa mais indicada para lhe dar orientação.
    Forte abç
    Elaine Natal

  • Kenia Rodrigues da Silva disse:

    Tenho um Fila de seis meses,ele pula demais em nós e no carro ,já arranhou meu carro na porta.O que faço para ele parar? O pelo dele esta caindo muito nas costas, levei no pet deram um banho medicinal e ficou poir aumentando a lesao.Qual medicação posso dar?.Estava tomando Cetoconazol.Obrigada

  • Adriana disse:

    Olá Elaine,
    Ficarei muito feliz se puder me ajudar! tenho um lhasa-apso de um ano e seis meses que adora ficar na janela e passear na rua. Mas nas duas situações ele late muito e chegamos, muitas vezes
    oa constrangimento, pois é só um vizinho passar para que ele comesse a latir. alguma dica?
    fico grata.

  • Elaine Natal disse:

    Ola Camila,

    Já seguiu as dicas do nosso blog?
    Onde vc reside?
    Abç
    Elaine Natal

  • CAMILA disse:

    OI ELAINE,

    TENHO UM TERRA NOVA QUE VAI COMPLETAR 1 ANO MÊS QUE VEM E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
    ELE PULA EM TODO MUNDO O TEMPO TODO, JÁ FIZ DE TUDO MAIS NÃO ADIANTA, SEMPRE QUANDO ABRO A PORTA, LÁ ESTA ELE, AÍ PEÇO PARA ELE SENTAR E DOU UM PETISCO SÓ QUE QUANDO ACABA ELE VOLTA A PULAR. SÓ OBEDECE POR INTERESSE, O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR

  • Elaine Natal disse:

    Ola Beatriz,
    o correto é que nenhum de vcs dê atenção a ele.
    Pense bem, se vc der atenção toda vez que ele pular, ele entenderá que é dessa forma que consegue o carinho.
    Sempre oriento aos meus clientes o seguinte: Quando ele tiver um comportamento que te incomoda, pergunte-se… esse comportamento é o que vc quer dele?
    Se a resposta for NÃO, então não faça carinho… Se fizer vc o estará recompensando por pular em cima de vocês.
    Caso tenha mt dificuldade, procure um adestrador da sua região para orientar vc e sua família.
    Forte abç
    Elaine Natal

  • beatriz disse:

    ola, tenho um rotweillwer de 7 meses, e ele fica muito feliz quando chegamos perto dele e não pára de pular e tentar lamber, querendo agradar, mas é quase impossível chegar perto dele sem ele nos sujar. Gostaria de poder acalmá-lo, para que possamos realmente brincar com ele sem constrangimentos. O que posso fazer. Obrigada

  • Elaine Natal disse:

    Olá Andréia,
    pelo que vc relata, vc deve estar dando carinho na hora errada, quero dizer, na hora que ele está mais agitado.
    Então ele aprendeu que a forma de ganhar carinho é exatamente essa, na hora que ele fica agitado.
    Procure só falar com ele quando ele estiver calmo. Ignore-o mesmo que vc chegue em casa morrendo de saudade, faça isso.
    Depois que ele estiver realmente calmo, aí vc pode abaixar e falar com ele.
    Forte abç!
    Elaine Natal

  • ANDREIA DE OLIVEIRA disse:

    tenho um vira lata de um ano e oito meses. Ele adora carinho, mas qdo paro de fazê-lo ele pula em mim e fica querendo morder minha mão. O que fazer para acabar com isso ??

  • Elaine Natal disse:

    Olá Olívia,

    Faça o seguinte:
    Separe um frasco de desodorante Spray. Coloque água e uma colher de cafezinho de essência de citronela ou óleo de cravo.
    Com a ponta de um garfo, aumente um pouco o furo para que saia um jato e não uma “chuvinha” e retire o “canudinho de dentro do frasco.
    Toda vez que ele pular em cima de você, sem falar nada e nem olhar para ele, espirre direto no focinho dele. Repita quantas vezes forem necessárias.
    No momento que você passar por ele e ele não pular em vc, abaixe e fale com ele.
    Quanto mais você exercitar, mais rápido ele aprenderá.
    Espero que ajude! Mande notícias depois, ok?
    Forte abç!
    Elaine Natal

  • Olívia disse:

    Não sei se você pode me ajudar, mas na minha faculdade tem um cachorro (de rua, né) e ele fica pulando em mim sem parar. eu já tentei dar joelhadas, mandar ele parar, já tentei até ignorar mas ele fica vindo que nem louco… Cachorros de rua tem solução assim como os de casa? tem como tentar “adestrar”? o que eu poderia fazer? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>