Como Ensinar o Cachorro a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo?

adestramento de cãesUm dos maiores problemas, no adestramento de cães, que os donos encontram é :

conseguir ensinar o peludo o local correto de fazer o xixi e cocô?

Baseada na minha experiência em adestramento de cães, no Rio de Janeiro, compartilho com vocês dicas que podem lhe ajudar com seu cachorro.

Água e Comida

Controlar a ingestão de água e comida do cão.

Se ele tiver água e comida disponível o tempo todo, terá que se aliviar o tempo todo também, certo? Ofereça comida e água 1, 2 ou 3 vezes ao dia de acordo com a orientação do seu veterinário (normalmente filhotes até aos 5 meses são alimentados 3 vezes ao dia, passando para duas vezes a partir dos 6 meses e 1 vez ao dia a partir de 1 ano).

Se você mora numa região muito quente ou exercita o seu cachorro, ofereça água mais vezes, mas não deixe o prato cheio no chão. Dê um tempo para o seu cachorro se alimentar e beber sem pressa. Normalmente de 15 a 20 minutos de cada vez é o suficiente.

Mantenha a casa livre de cheirinhos

Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar.

Limpe os lugares da casa com um bom produto vendido nas lojas especializadas. Os melhores são àqueles a base de enzimas que destroem o cheiro. Deixar somente sem a aplicação onde será o banheirinho dele.

Ele se sentirá muito mais atraído pelo cheirinho antigo do que por um lugar novinho em folha.

Outras sugestões:

  • Forrar com bastante jornal dois lugares da casa (cães pequenos em casas grandes no início precisam ter duas opções) e colar as beiradas com fita crepe, sempre deixando o jornal de cima com o cheiro do xixi dele.
  • Geralmente os cães fazem suas “coisinhas” depois de comer, beber água, brincar, acordar. Sabendo destes horários e controlando a ingestão dele, após as situações acima, levar o cão até o local desejado e aguardar. Assim que ele fizer no local certo, fazer muuuuuita festa pra ele.
  • Mantenha o “banheiro” deles longe de onde eles dormem e comem. Cães, por instinto, evitam fazer cocô ou xixi perto de onde eles comem e dormem, para evitar contaminação. Procure também manter uma camada de papel grossa o suficiente para absorver rápido a urina.

Não é a toa que os peludos preferem fazer xixi nos tapetes e estofados.Afinal se pensar bem, os tapetinhos são os que mais se aproximam da grama ou terra por absorverem mais rápido.

ATENÇÃO:

  • Ficar de olho e se por acaso ele fizer no local errado, você imediatamente deve interrompê-lo e levá-lo para cima do jornal. Mesmo que caia uma só gota no jornal, fazer festa e elogiá-lo.
  • Nos casos mais complicados, podemos usar uma “guia umbilical”. Essa guia tem em cada ponta uma presilha. Uma ponta fica presa na coleira do cão e a outra com o dono. Assim tem como o dono ficar de olho o tempo todo no “miliante”.

Coprofagia

CUIDADO! Se você for daqueles que esfregam o focinho do cachorro no cocô ou após chegar em casa pegam o cão, levam até o local sujo e dá aquela bronca, ele pode desenvolver o que chamamos de COPROFAGIA.

É o ato de comer as próprias fezes. Ela tem vários motivo (pode ser falta de vitamina, imitar o dono vendo ele limpar ou nesse caso ele pode achar que o errado é “fazer o cocô”.

Então para não levar bronca, ele faz e come –  “esconde”.

Corrija na hora certa e recompense os acertos

Lembre-se, não adianta corrigir o seu cachorro se você não pegá-lo no ato. Se você chegar em casa e encontrar um “presentinho” no seu tapete, respire fundo, limpe bem e esqueça. Sim, o “Rex” vai te olhar com cara de culpado, mas não é bem porque ele sabe que fez besteira. Ele sabe que você está com raiva porque ele pode “ler” tensão na postura do seu corpo, sua cara de desagrado e a sua voz “rosnando”: “Rex! Quem fez isso”, mas ele não sabe que foi pelo cocô que já está lá tem meia hora. Também nunca chame o Rex para lhe passar uma descompostura. O seu chamado deve estar sempre ligado a coisas boas, senão porque ele deveria vir? Se você pegá-lo no flagra, diga um NÃO bem firme e leve-o para o lugar certo. Lembre-se: Qualquer gotinha de xixi no jornal e ele ganha um monte de carinhos!

Todo adestramento de cães requer paciência, bom humor e boa vontade não só no início, mas em todo o processo.

Não compare o aprendizado do cachorro do seu vizinho ou amigo com o do seu. Cada cão tem seu próprio tempo e cabe a você e sua família saber aproveitar o máximo disso.

BOA SORTE!

 

342 respostas a Como Ensinar o Cachorro a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo?

  • Elaine Natal disse:

    Ola Evelyn,
    sugiro que siga as dicas do nosso blog passo a passo. Com certeza conseguirá resultado!
    Abç!

  • Elaine Natal disse:

    Ola Denise,
    conversar com ele não vai adiantar, eles não entendem nossa lingua.
    Siga as dicas do nosso blog passo a passo e venha nos contar depois.
    Abç
    Elaine

  • o meu cãozinho é shitzu, ele tem apenas 3 meses, mas é teimoso eu converso com ele coloco ele no jornal pra fazer pipi mas ele faz questão de fazer fora do jornal. Não sei o que fazer quando eu falo firme com ele ele balança o rabo. Não sei o eu fazer, vc pode mim ajudar.

  • evellyn disse:

    Ola dr.Elaine eu tenho uma lhasa e ela tem 2 meses e faz coco e xixi pela casa inteira sala e meu quarto principalmete oq eu faço para insina la

  • Elaine Natal disse:

    Ola,
    primeiro , ele ainda é bebezinho e as vezes pode cometer erros.. tem que ter paciência mesmo.
    Releia o blog onde tem as dicas e faça tudo sem pular uma só fase, vc vai conseguir.

    Quanto a pegar outro cão é sempre bom, mas deve tomar cuidado em escholer um cão que tenha a energia mais baixa que a dele.
    Se vc tiver um macho, escolha uma fêmea e vice versa. (Ah claro!! Providenciar a castração dos dois)

  • Elaine Natal disse:

    Bem, vamos por partes:
    Antes de mais nada vcs se informaram sobre as características da raça e do grau de atividade que eles precisam ter? Vcs compram em algum canil?

    Sobre a coprofagia (ato de comer coco) existem varios motivos… pode ser para te imitar qd limpa, pode ser que no local que ele estava não era limpo muitas vezes ao dia e a mãe acabava comendo os cocos para não ficarem perto dos filhotes. Mas tb pode ser simplesmente pq ele está entendiado… sem nada pra fazer.

    E tb pode ser somente para chamar sua atenção, já que quando acontece isso, vc vai logo brigar com ele e assim ele conseguiu a atenção que queria.
    Vc tem um filhote de labrador cheio de energia e que provavelmente não devem estar sendo gastas da forma correta. Isso é um fator primordial e mais importante!

    Vc pode comprar vasilha de água e comida para ele , mas de forna que fiquem fixas na parede numa altura que ele so consiga beber agua e o resto (jogar coco, etc) não terá como.

    ELe precisa de algumas aulas de adestramento básico para aprender que quando as pessoas entram em casa, ele nãlo pode pular nas pessoas, tem qe aprender nessa hora a ficar comportado.

    Claro que tem saída! Mas terá que contratar um profissional para te orientar da forma correta;
    Abç
    ELaine Natal

  • Elaine Natal disse:

    Ola Thais,

    as dicas do Blog estão completas. Imprima e siga passo a passo, não pule nenhuma etapa.
    Lembre-se que ele é um bebê e para ele ainda é dificil controlar as necessidades fisiológicas dele.\
    siga as dicas e boa sorte!

  • Elaine Natal disse:

    De uma lida com calma nas dicas do blog e siga exatamente como está lá.
    Mas não entendi.. Vc quer que ele faça na rua?

  • Elaine Natal disse:

    Ola,
    pode usar o mesmo sim, lembrando sempre de deixar por cima um pedaço com o cheiro do xixi dele.
    Quanto a mudar de lugar, tb pode, só que terá de fazer gradativamente, ir levando para o local que vc pretende aos poucos… cada dia vc move o jornal um pouco mais.
    Grande bj!
    ELaine

  • jeff disse:

    Olá!
    Devo usar o mesmo jornal para xixi e cocô?
    Posso mudar de lugar?
    Comecei hoje o treinamento! Ótimas dicas!

  • neyrilane disse:

    oie
    estou com um pinscher de 3 meses e não consigo ensinar onde ele deve fazer suas necessidades a tática do jornal não adianta pois ele tem que fazer na rua não ou quintal partes abertas.

  • Elaine Natal disse:

    Ola Thais,
    dê uma lida em todas as nossas dicas e siga direitinho.
    abç!

  • thais valbuzi disse:

    olá meu nome é thais tenho 11 anos e tenho um cachorro que se chama bob ele faz o coco no lugar certo mais o xixi ñ oq eu fasso?

  • thais valbuzi disse:

    ola eu tenho um cachorrinho que se chama Bob pois ñ sei o que faço para ele fazer o xixi no lugar certo que o cocô ele faz no lugar certo oq faço ele so tem alguns dias quase um mes

  • Marcilon Oliveira disse:

    Olá, Dra. Elaine!

    Tenho um labrador de 4 meses chamado Apollo, ele é lindo! Mas confesso que ando preocupado porque ele é a figura mais bagunceira que já vi nessa vida. Ele nunca faz xixi nem cocô fora da casa dele, como se não bastasse, ele come as fezes e ainda joga os restos dentro da bacia com água pra ele beber. Continuando a missão de sujeira ele se deita em cima do que sobrou do cocô e fica olhando pra mim quando eu chego. KKKKKKKKK’

    Eu fico desesperado porque ele acha justo pular em cima de mim desse jeito.

    Eu já dei uns gritos nele mas depois tenho pena porque ele nem sabe porque levou a bronca; já que eu não paro muito em casa e nem vejo quando ele faz essas trelas.

    Tem saída?
    Na verdade já estou quase convencido de que minha saga será limpar a casinha dele pro resto da minha vida, pois amo a limpeza e faço isso duas vezes no dia. Se ele não comesse as fezes o problema não seria tão doloroso porque bastaria apanhar o cocô, só que ele além de comer, se suja todo e isso exige que eu lhe dê dois banhos por semana, no mínimo.

    Quero parabenizá-la pelo Blog e elogiar a sua devoção pelo ofício que escolheu.
    Se tiver um tempinho me dê aqui algumas dicas…

    Mas eu amo meu cão, especialmente quando não fedendo a cocô. KKKKKK’

    Abraço!
    Marcilon Oliveira

  • Jamile disse:

    Ola adotei um cachorro ele tem 2 meses e tres dias ele fazia coco na cozinha,e agora no banheiro só que ele continua fazendo xixi na cozinha,no meu quarto queria que ele fizesse só no banheiro e na varanda onde ele faz coco e xixi só que eu queria que ele parasse de fazer xixi dentro de casa,eu estava pensando em adotar mais um cachorrinho para fazer companiaa para ele na varanda :) pelo menos ele não fica chorando nas madrugada sera que se arrumar mais um companheiro para ele,ajuda em alguma coisa :) Obrigada pela atenção.

  • Elaine Natal disse:

    Ola Marilia,
    para uma orientação correta seria necessário uma avaliação presencial.
    Entre em contato com um profissional da sua região pois ele vai poder avaliar o cão, a família e dar suporte tanto quanto a educação do cão, quanto nas mudanças necessárias no comportamento da família.
    Abç

  • Elaine Natal disse:

    Ola Maria,

    vá no post sobre o assunto e siga as instruções referente a limpeza do local.
    Ela vai na rua quantas vezes ao dia?

  • Elaine Natal disse:

    Ola Maira,
    com 3 meses ela ainda é mt filhotinha. Tem que ter paciência mesmo.
    Nâo esfregue o focinho dela no chão!! Isso além de não funcionar, pode causar vários problemas de comportamento!
    Vc já seguiu passo a passo as dicas aqui do blog?
    Abç

  • Elaine Natal disse:

    Ola Vania,
    qual a idade dele? Já está castrado?
    Provavelmente ele está marcando o território e a castração ajuda muito para que esse comportamento acabe.
    Siga as dicas desse blog PASSO A PASSO e fale com o veterinário sobre a castração.
    Abç!

  • vania Nunes disse:

    Ola elaine meu cachorro caramelo (esse é o nome dele) ) está me deixando louca já fiz de tudo e ele não faz xixi no lugar certo. Ococo ele faz mas xixi não e o em todo lugar provoca minha mãe é so distrair que ele entrar em casa e pronto é no sofá na cama no travesseiro até no fogão. Já comprei o pipi dog a fralda de chão e nada ele faz um dia mas depois ele faz no quintal inteiro. Mas agora ele está fazendo no travesseiro que dorme e no prato que come após a refeição. Tô assustada com esse comportamento. Minha mãe já não aguenta mais e confesso mesmo com tanto amor e carinho também não aguento mais. Me ajuda

  • Maira borges disse:

    ola td bem minha cadela tem 3 meses e ainda nao aprendeu a fazer xixi no lugar certo gostaria da saber como posso fazer para ela aprender a fazer no lugar certo ja tentei varias coisas e nem uma deu certo…
    ja tentei ate esfregar o fusinho dela no chao e dizer qe ali nao se faz
    mas ela nao entende…. ja mostrei ate o lugar pra ela oqe posso fazer pra ela aprender a fazer no lugar certo me ajude

  • MARIA fERREIRA disse:

    Tenho uma Cachorra já adulta e ela tem o costume de fazer xixi em cima do sofá e da cama quando fica sozinha em casa, o que devo fazer para ensinar que não pode, pois quando tem gente em casa faz no lugar certo?

  • Marília disse:

    Olá… Tenho um pinscher com aproximadamente 2 meses! E estou tendo muuuuita dificuldade em adestrá-lo! Além do mais ele é muito nervoso, avança e morde quando brigamos com ele! Não sei o que fazer!
    Me ajude, por favor!

  • Elaine Natal disse:

    Ola Vanessa,
    Siga as dicas do nosso blog!
    Abç

  • Elaine Natal disse:

    Ola Maura,
    Ele tem duas semanas? Ou vc esta com ele a duas semanas?
    Se ele tiver 2 semanas ele nem deveria estar com vc! É a época de ele estar mamando ainda com a mãe.
    E os filhotes são assim mesmo, as vezes demoram um pouco para assimilar, mas ele é muuuuuuito novinho!
    Paciencia e determinação!

  • Elaine Natal disse:

    Olá Vanessa,
    Ele é castrado? Cães não castrados costumam marcar o território, inclusive se for para um novo local.
    Nesses casos é necessário paciência mesmo…
    Deixe a área que vc quer que ele use como banheiro sempre limpa e forre com jornal. Deixe um pouco do xixi dele por cima, no jornal de cima para guiar o nariz dele para lá.
    Compre nos Pets um repelente de ambientes e aplique nos locais onde ele já fez e não pode.
    Abç!
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Ola Fabiana,
    Separe um local que vc deseja que seja o banheiro dele.
    Limpe os locais onde ele NÃO pode fazer xixi com cloro e os produtos específicos de Pet shop, mas o local onde é permitido NÃO aplique esses produtos.
    Veja nas dicas do nosso blog, os horários que os filhotes costumam fazer suas coisinhas e nessa hora, restrinja-o a um espaço totalmente forrado de jornal.
    Depois vc pode ir diminuindo gradativamente a quantidade de jornal.
    Abç!
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Ola Pâmela,
    Tente deixar sempre um jornal (ou fralda) no local que vc quer que ele faça.
    Sempre deixe a parte de cima com um pouquinho do xixi dele para direcionar o nariz dele para o local.
    Sempre que ele fizer lá, dê um petisco, brinquedo, carinho.. Isso para que ele goste muito de usar aquele espaço como banheiro e queira repetir.
    Abç!
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Olá Débora,
    o primeiro passo é manter a calma, sempre.
    Cães da raça Shitzu tem a tendência a coprofagia mesmo. Vcs chegaram a pesquisar sobre a raça antes de comprar?
    Pergunte ao veterinário sobre um comprimido (é comprimido natural) que é indicado nessas situações.
    Se vc tentou passo a passo as orientações do Blog e não surtiu efeito, melhor procurar um profissional que atende em domicílio para poder te orientar melhor.
    Abç!
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Olá Ana,
    O filhote tem 30 dias? A quanto tempo vc está ensinando a ele?
    Ele é muito novinho e ainda está aprendendo.
    COntinue fazendo exatamente como está no blog e tenho certeza que conseguirá!
    Abç
    Elaine

  • Elaine Natal disse:

    Olá Mônica,
    é assim mesmo. As vezes eles demoram um pouco a assimilar, ainda mais que ela que ela é novinha.
    Paciência e persistência é a chave do sucesso!
    Abç!

  • Mônica disse:

    Adotei uma cachorrinha de quase 2 meses há pouco tempo. Ela aprendeu nos primeiros dias a fazer xixi no lugar certo, mas o cocô continua fazendo nos lugares errados. Como posso fazer?

  • ana cleia disse:

    olá eu tenho um filhote de um mês e ele nunca faz xixi no lugar certo e eu ja segui as dicas do blog sera que ele tem problema

  • Debora disse:

    SOCORRO !! Cheguei no meu limite. A convivência com nosso Shih tzu de 6 meses está cada vz pior, eu não sei mais como lidar com o problema dele com suas necessidades fisiológicas !! Ele faz em qqer lugar da casa, nunca fez o coco no tapete higiênico e não deixa de comer suas fezes. Eu estou extremamente cansada e estressada, passo o dia monitorando o animal e limpando a casa. Tenho de lavar a boca dele de 3 a 4 vzs no dia pois as cças querem estar com ele (tenho dois filhos), mas como ele está sempre a comer as fezes fica sujo e fedido. Isso é muito estressante e anti-higiênico. Meu marido já não está mais querendo que ele fique conosco, e eu sinceramente já não vejo muitas alternativas. Já tentamos inúmeros métodos para ajuda-lo e ensina-lo, mas nada até agora deu resultado. Se vc puder me ajudar de alguma forma, eu seria muito grata.
    Decidimos ter um mascotinho em casa, pois pensamos que ele completaria a família e teríamos momentos de muita alegria com ele, mas até agora só posso dizer que está sendo um fardo !

    Desde que chegou em casa começamos o treinamento, colocando no tapetinho qdo errava o xixi, mas o coco nunca consgui, pois ele não faz na nossa frente ! E não é pq foi advertido por nós pois desde deq chegou do canil faz escondido e come.
    Estou desesperada, não aguento mais a situação.
    Ele ainda pode ser treinado ?

  • Sônia disse:

    Adorei. Vou tentar com o meu.

  • Pâmela Regina Soares da Silva disse:

    o meu cachorro tem uma mania, desde que começei a deicha-lo num quartinho ele nao faz mais suas nessecidades em nenhum lugar da casa antes disso ele fazia no jornal de baixo da escada. agora tenho que levar ele todos os dias pela manhã e pela tarde na rua para ele poder faser. mas quando chove fica muito ruin de levar ele, então queria que ele aprendece a fazer na area de serviço mas tentei colocar aqueles cheirinhos que a gente compra no pet shop, mas não adiantou.

  • Fabiana disse:

    Bom dia…

    Tenho um filhote macho de 3 meses de Pastor Canadense e estou com ele a 1 mês e 1 semana mas até agora meu cãozinho não aprendeu a fazer as necessidades no local correto.

    Já tentei colocar a “fralda” com algumas gotas de “pipi gog”… e as mesmas gotas em jornal tb… E tentei colocar jornal sujo com o próprio xixi dele por baixo de jornal limpo… Mas até agora nada deu certo…

    Agora comprei o “tapete higiênico” de plástico (duro) porque de borracha ele destruiria… Coloco o jornal com as gotinhas dentro do tal tapetinho como indicam mas nada também….

    A área que o filhote fica é média… de piso de ardósia e limpa coproduto da pet shop todos os dias nos locais onde ele faz as necessidades….

    ME AJUDEM POR FAVOR!!!

  • Vanessa disse:

    Boa noite, gostaria de saber o que eu faço com meu cachorro que tem 6 anos, e antes morávamos em uma casa com quintal e muito espaço para ele fazer suas necessidades, agora nos mudamos para um apartamento onde ele só tem uma área para fazer suas necessidades, ele dorme comigo no quarto, mas ele faz xixi e coco em todas as partes do apt, não aguento mais e não sei o que fazer uma vez que acho que com essa idade já não dá mais para aprender.

    Ele é um poodle numero 2

    Grata Vanessa Machado

  • maura disse:

    eu tenho um cãozinho de 2 semanas eu segui as dicas do seu blog e ainda não deu certo sera q pq ele e muito novou ou e caso de veterinario

  • vanessa disse:

    tenho um pinsher ele faz xixi e todo lugar eu nao o mais o oparece q nao sai do meu na nariz

  • Elaine Natal disse:

    Ola Agatha,
    Tire o tapete e só recoloque depois que aprenderem direitinho.
    Cães preferem fazer xixi nos tapetes e estofados.Afinal se pensar bem, os tapetinhos são os que mais se aproximam da grama ou terra por absorverem mais rápido.
    Siga as outras dicas do blog que terá sucesso.
    Abç

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>